Home Data de criação : 10/07/05 Última atualização : 11/10/17 12:18 / 35 Artigos publicados

plano de aula: forma geometricas  (textos) escrito em segunda 05 julho 2010 15:06

plano de aula formas geometricas

Dados da Aula

O que o aluno poder aprender com esta aula{#}
  • Desenvolver a criatividade atravs das formas e cores;
  • Identificar cores e formas;
  • Diversificar o vocabulrio.
Dura豫o das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

As cores e formas sero abordadas e compreendidas de acordo com o universo da criana. Ser abordado pelo professor o reconhecimento visual da cor e a identifica豫o das formas por meio da representa豫o em objetos no ambiente.

Estratgias e recursos da aula

1 momento: Desenho de Aquarela

  • A atividade proposta vai possibilitar criana uma intera豫o visual e produ豫o artstica:
  • Por meio de uma observa豫o no ambiente escolar, o professor apresentar as formas e cores presentes no meio;
  • Depois dessa observa豫o, as crianas sero orientada a registrar atravs de desenho a observa豫o realizada;
  • Nessa etapa, o professor pode problematizar as diferenas entre as formas e a variedade das cores.

 2 momento: lbum de figurinhas

Nesse momento o professor abordar a questo das formas e a diferencia豫o das mesmas;

  • Com o mesmo princpio dos lbuns comuns, o lbum proposto tambm visa criar a cole豫o por meio de regras como: tamanho, forma e cor;  
  • De acordo com a disponibilidade, podem-se confeccionar lbuns individuais ou coletivo: Sugesto de temtica, (animais, brinquedos, personagens, times de futebol, pases) nas figurinhas as cores sero indicadas no verso, com papel colorido;
  • Ampliando a dificuldade da atividade, pode-se pensar em figurinhas geomtricas que se completem para formar a imagem desejada.

3 momento: criando cores

Nesse momento o professor privilegiar a o trabalho artesanal e a criatividade das crianas diante da produ豫o das cores com a utiliza豫o da terra e de pigmentos vegetais.

Preparo da tinta:

• terra, gua e cola;

• enxada, p ou cavadeira, sacos ou latas para coletar a terra;

• uma lata de dezoito litros;

• um galo (3,6 litros) para medir a terra e um balde para diluir a cola;

• uma balana, se acaso desejar as medidas em peso;

• recipientes com medida em litros para dosar a quantidade de gua;

• colher de madeira (ou uma furadeira com uma ponteira misturadora) para dissolver a terra

• rolo de l ou de espuma ou brocha e pincis para retocar;

• peneira Dicas de preparo da terra para fazer a tinta:

• escolher terra de vrias cores de sua regio; preparar pequenas quantidades de tinta e pintar um pedacinho da parede para escolher a cor que te agrada; misturar as tintas para obter diferentes tons;

• coletar a quantidade necessria para a pintura e para fazer retoques futuros;

• tanto as terras argilosas quanto as arenosas podem ser usadas para fabrica豫o de tintas;

• para o preparo da tinta, a terra tem que estar livre de sujeiras (pedras, pedaos de madeira, etc);

• a terra pode ser coletada tanto seca quanto mida;

• para guardar a terra por muito tempo melhor sec-la para evitar o mofo;

• terras muito arenosas destorroe e peneire a terra a ser usada;

• se voc escolher um solo arenoso e quiser produzir uma tinta fina, preciso peneirar a terra com uma das seguintes maneiras: 1- secar a terra, destorroar e peneirar; 2- dissolver a terra em gua, bater, passar em peneira, e para obter uma tinta mais fina ainda, passar a massa molhada em uma meia de nylon (meia-cala).

• a tinta de solos pode ser feita com cola branca (de madeira) ou cola de amido (grude – polvilho azedo ou goma de tapioca), entretanto tinta feita com grude deve ser aplicada somente em interiores (secos e arejados) e a de cola branca tanto em interiores quanto em exteriores.

fonte <http://www.dombosco.g12.br/default.php?pg=conteudo&area=34&conteudo=212 > acesso em 9 de maio de 2010.

Os pigmentos podem ser extrados de plantas e madeira:

  1. Toda arvore de eucalipto (folhas, cascas e serragem), o fruto e a casca do pinus, cascas de muitas leguminosas como o angico e a bracatinga, serragens de todas as madeiras utilizadas para moveis, assoalhos, forros e carpintaria;
  2. Folhas, talos e cascas de muitas verduras, razes e leguminosas; temperos como urucum, crcuma e aafro; folhas e cascas de galhos podados de arvores frutferas;
  3. Flores, razes e ervas daninhas como erva-de-passarinho, pico e outras;
  4. Lquens que crescem em cercas velhas, troncos de arvores mortas e rochas;
  5. Muitas plantas arbustivas que encontramos na beira das estradas, como o anil (ndigo) e a quaresminha;
  6. Galhos e folhas cortadas das arvores utilizadas na arboriza豫o das cidades, como amoreiras, pau-campeche, acer, cedros, entre outras. fonte: <http://www.sitecurupira.com.br/corantes.htm> acesso em 9 de maio de 2010. 

4 momento: Jogo das formas

Nesse momento o professor retomar a questo das formas e sua rela豫o com os objetos e com o ambiente, fazendo a liga豫o entre a forma trabalhada, o conhecimento da criana sobre ela e o nome da forma:

com desenhos e representa豫o escrita das formas geomtricas, as crianas identificaro no ambiente os objetos com as respectivas formas;

O professor deve em seguida, ampliar o campo de viso, chamando a aten豫o para alm dos objetos, com a indica豫o da sala de aula e do ambiente externo.

5 momento: Roda da conversa

Este momento dedicado para o professor promover a socializa豫o das vrias aprendizagens das crianas, bem como, identificar e esclarecer possveis equvocos.

  • Que formas conhecemos?
  • Onde estas formas aparecem?
  • Quais cores conhecemos?
  • Quais as cores criamos a partir da atividade de pintura?
  • O professor deve ter devida aten豫o para no criar a ideia da existncia concreta das formas, ou seja, abordar as formas geomtricas como realmente so.
  • Logo, no existe o quadrado, o tringulo, mas correspondncia de objetos/seres com tais formas;
Recursos Complementares

papel; terra; cola; gua; pincis;

Avalia豫o

A avalia豫o pode ocorrer no decorrer da atividade, com ou sem a necessidade de registro em todas as aulas, mas com a devida aten豫o para identificar a participa豫o e intera豫o de cada criana com a atividade, assim, no final das aulas, aps a roda da conversa e uma reflexo de toda a atividade, o professor pode fazer anota寤es sobre a apreenso acerca da temtica, identificando a possibilidade de avanar ou mesmo de propor outra atividade.

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3 comentário(s)

  • Jennifer Gabrielly mailto

    Seg 17 Set 2012 18:51

    Muito bom ! (:

  • Djane mailto

    Qua 08 Ago 2012 02:45

    adorei esse trabalho.

  • ivete mailto

    Sb 28 Abr 2012 01:16

    gostei muito vou adaptar a realidade da minha sala de pequenos


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